MENU

ARBIM


Descrição

Aplicativo mobile de Realidade Aumentada cujo o objetivo é a aplicação em setores de auto risco como uma subestação de energia elétrica, onde é possível visualizar e manipular modelos 3D de equipamentos elétricos e suas informações na tela do smartphone, apontando a câmera em marcadores predefinidos na subestação.


Desenvolvimento

ARBIM foi desenvolvido em 2018, como projeto do Grupo de Realidade Virtual e Aumentada (GRVA) no laboratório de Computação Gráfica da UFU.

Os seguintes dispositivos/ferramentas foram utilizados no desenvolvimento:

Unity 3D: motor gráfico utilizado para a construção e programação do ambiente, HUD e interações. A linguagem C# foi utilizada.

Autodesk Revit: software de modelagem BIM (Building Information Modeling) utilizado para a modelagem dos equipamentos.

Vuforia: SDK para desenvolvimento de soluções em Realidade Aumentada utilizado no Unity para reconhecimento dos marcadores.

Foram criados 3 tipos de marcadores, um para cada tipo de equipamento. Esses marcadores são reconhecidos pelo do Vuforia através do Unity, onde foram desenvolvidas as funções de reconhecimento de imagens. Quando o usuário aponta a câmera do smartphone para determinado marcador, o modelo do equipamento correspondente é apresentado, possibilitando a manipulação do mesmo. As informações BIM foram armazenadas em um banco de dados online, dessa forma, todas as informações referentes a cada equipamento são mostradas, em tempo real, em cada modelo apresentado.

Neste projeto, participei como designer e programador, fazendo toda a parte de desenvolvimento mobile com Unity/Vuforia.



Artigos Relacionados

www.000webhost.com